O absenteísmo está relacionado a ausências na rotina de trabalho comuns em muitas empresas e que pode ter impactos na produtividade, na qualidade do trabalho, nos custos e no moral dos colaboradores. Entre as possíveis causas desse sintoma figuram desequilíbrio entre a vida profissional e trabalho, falta de engajamento e até burnout. Para resolver esse problema, muitas organizações têm buscado apoio de dashboards e, nesse cenário, a Dahdos é capaz de obter insights e tomar decisões assertivas com dados.

Com a plataforma é possível consultar, de forma rápida, a taxa de absenteísmo de uma empresa, identificar os tipos mais comuns de ausência, analisar focos de incidência e acompanhar cada funcionário. Outra importante funcionalidade da Dahdos é visualizar como a taxa de absenteísmo varia ao longo do tempo dentro de uma empresa e, assim, comparar informações, fazer análises periódicas e identificar problemas. Por exemplo, se a taxa de absenteísmo de um departamento específico começa a aumentar, o gerente deste setor pode investigar com os seus colaboradores o que pode estar acontecendo.

Previsão e planejamento

Além disso, a Dahdos possibilita que gerentes identifiquem os dias da semana ou períodos do ano em que a taxa de absenteísmo é mais alta. Isso pode ajudá-los a planejar melhor as escalas de trabalho e a reduzir a sobrecarga de trabalho. Dentro desse cenário, se a taxa de absenteísmo em uma fábrica for mais alta às segundas-feiras, por exemplo, o líder pode alocar mais pessoas nesses dias enquanto descobre a causa dessas ausências.

Ao coletar e analisar dados, é viável perceber também as causas-raízes do problema e implementar medidas preventivas que possam evitá-lo no futuro. No caso de a empresa descobrir que muitos funcionários têm faltado por doenças relacionadas ao estresse, ela pode investir em programas de bem-estar e promover estilos de vida mais saudáveis.

Ainda dentro da análise de dados, é possível identificar padrões de comportamento e tendências entre funcionários. Pode-se descobrir que os mais jovens são mais propensos à falta do que os mais velhos, ou que aqueles que possuem filhos têm mais tendência a faltar por motivos familiares. Essas informações ajudam empresas a se adaptarem às políticas e os benefícios para atender melhor às necessidades e expectativas de colaboradores.

O modelo preditivo da Dahdos pode ajudar a prever quais funcionários estão em maior risco de faltas. Isso permite medidas preventivas para mantê-los saudáveis e engajados. Para desenvolver um modelo eficaz, a Dahdos analisa os dados coletados pelo cliente, incluindo informações dos colaboradores e da empresa e ausências passadas. Com isso em mãos, é treinado um modelo para prever quais funcionários tendem a faltar mais. Em resumo, um modelo preditivo pode ser uma ferramenta valiosa para resolver o absenteísmo, prever ausências futuras, economizar custos e melhorar a produtividade.

Benefícios

A seguir, conheça alguns benefícios que a plataforma Dahdos pode trazer às empresas:

  • Identificar os fatores de risco do absenteísmo, como, o tipo de trabalho, o turno, a idade e a condição de saúde do funcionário e a localização da empresa. Com essa informação, é possível adotar medidas para reduzir a taxa de ausências;
  • Prever faltas futuras e, assim, a adoção de medidas preventivas, como fornecer assistência médica, aconselhamento e treinamentos e ajustar carga de trabalho;
  • Economizar custos: o absenteísmo pode ter um impacto significativo nos custos da empresa, incluindo os de produtividade perdida, cobertura de trabalhadores temporários, substituição de funcionários e de treinamento. Um modelo preditivo pode ajudar a reduzir esses custos ao prever e evitar ausências futuras;
  • Melhorar a produtividade: ao reduzir o absenteísmo, a empresa pode reduzir o estresse e melhorar a moral, elevando a produtividade. Isso pode ter um impacto positivo na qualidade do trabalho e nos resultados financeiros da organização.

 

Gráficos

Para lidar com o absenteísmo, a Dahdos utiliza gráficos, que podem ser personalizados e adaptados às necessidades e objetivos de cada empresa:

  • Gráfico de tendência de absenteísmo: mostra o absenteísmo ao longo do tempo e pode ser usado para identificar aumento ou diminuição da taxa, algum padrão sazonal, como férias de final de ano, ou o impacto das ações tomadas.
  • Gráfico de absenteísmo por departamento ou equipe: apresenta a taxa para cada setor, identificando se existem áreas específicas com níveis mais altos.
  • Gráfico de absenteísmo por tipo de ausência: exibe a taxa para cada tipo de ausência, como, por exemplo, doença, férias e licença-maternidade.
  • Gráfico de absenteísmo por motivo: mostra a taxa de absenteísmo para cada motivo de ausência, como, por exemplo, estresse, problemas familiares.
  • Gráfico de absenteísmo por funcionário: apresenta a taxa de absenteísmo para cada colaborador. Esse tipo pode ajudar a identificar quais funcionários têm um histórico registrado do problema e que podem estar em risco de faltar no futuro.
  • Gráfico de absenteísmo por dia da semana: esse modelo pode ajudar a empresa a identificar se há um padrão específico de absenteísmo em determinados dias.

 

 

Dashboard

Com o uso do dashboard, a empresa pode receber insights, desenvolver uma visão holística, identificar padrões e estruturar planos de ação personalizados que abordam fatores subjacentes ao absenteísmo em cada departamento, em vez de adotar uma abordagem genérica. Essas iniciativas podem incluir a implementação de programas de bem-estar e saúde ou políticas flexíveis, como trabalho remoto ou horários moldáveis, para ajudar os funcionários a ter mais equilíbrio entre as vidas pessoal e profissional.

Em resumo, a Dahdos pode ajudar na solução de problemas, desde a coleta e análise de dados até a previsão de padrões futuros e o monitoramento e controle do absenteísmo, no desenvolvimento de estratégias personalizadas para lidar com esse desafio e na avaliação da eficácia dos programas de redução adotados pelas organizações.